{Beleza} Precisamos falar sobre data de validade

Apesar de ser bem desapegada a algumas coisas, foi só na mudança pra Recife, tirando absolutamente tudo dos armários e encaixotando apenas o estritamente necessário, que eu percebi a quantidade de produtos esquecidos que passaram da validade e eu nem notei. Alguns inclusive ainda estavam na penteadeira sendo usados – olha o perigo!

Isso me alertou o quanto é comum guardar produtos por anos sem se dar conta se ainda estão em condições de uso ou não. O que me fez ter vontade de abordar o assunto com vocês. 

Primeiramente, porque devemos evitar usar cosméticos fora da validade:

Produtos de beleza são compostos por corantes, conservantes, perfumes, entre outras substãncias e todas elas têm prazo de validade para agir e garantir a consistência e a função final do produto. Além disso, elas garantem que não haja instalação de bactérias e fungos no produto. Logo, se o produto está fora da validade, não há como garantir a qualidade, bem como se certificar de que ele não cause alergias e irritações graves.

A questão é que nem todos os itens de beleza deixam expressos a data de validade, facilitando a vida do consumidor. Então aqui vai uma ajuda pra quem quer fazer a limpa na penteadeira:

  • Passo 1:

Teste dos 3 sentidos – esse é o mais fácil e óbvio: olhe, sinta e cheire os seus produtos. Se alguma dessas características estiverem estranhas, descarte imediatamente, sem dó, nem piedade. Sério, lixeira já!

  • Passo 2:

Técnico – coloquei esse passo como o segundo porque é mais fácil sentir a qualidade do produto do que achar a validade. De qualquer forma, a próxima tarefa é verificar a data de validade, que normalmente fica no fundo da embalagem ou próximo aos dados de composição.

Você sabia que:

Esse símbolo da caixinha aberta indica quantos meses de validade tem um produto? No caso da imagem, seriam 2 meses. 

Ele é super útil e comum em produtos da gringa, mas aqui no Brasil algumas marcas ainda falham nesse assunto. Outras colocam a data de validade apenas na embalagem de papel (quem guarda aquilo, gente). 

Nesses casos, segue aqui a tabelinha de vida útil média dos produtos de beleza mais comuns. Passou muito desse prazo? Lixo!

Site Sua Corrida

Em relação a pincéis, se forem de boa qualidade e limpos no mínimo uma vez por mês, tendem a durar anos. Só pra vocês terem uma ideia, alguns pincéis da MAC chegam a durar até 10 anos se bem cuidados!

  • Passo 3:

Desapega – o produto está próximo de vencer e você sabe que não vai usar? Doe para alguém que pode aproveitá-lo melhor (obviamente indicando que está próximo de vencer, ne). Já fiz muito isso com minhas amigas com maquiagens novinhas que ganhei para testar e todas amaram a lembrança. 

Detalhe: atentem as regras de higiene. Batons precisam ser higienizados com alcool antes de serem utilizados por outra pessoa. Produtos em que o pincel tocou no seu rosto e ficou armazenado dentro do produto (como rímel e gloss), estão descartados desse passo 3. Maquiagem é uma coisa muito íntima e super passível de proliferação de germes e bactérias.

  • Passo 4:

Aceita que dói menos: sabe aquelas dicas para prolongar a vida útil do seu rímel do coração? Esquece. Nem pensa em usar. Na-na-ni-na-não! kkkkk Sério: se o rímel está duro é porque ele já cumpriu o seu papel aqui na terra te deixando linda pelo tempo que conseguiu. Está na hora de rezar a missa e partir pro próximo. Melhor aceitar do que terminar com uma alergia do tamanho do mundo no olho. 

Uma coisa eu aprendi: não vou esperar a próxima mudança de casa pra limpar o armário de cosméticos. Kkkk  A moral da históroa é que a gente ama ficar linda e poderosa, mas saúde em primeiro lugar!

-Bac

Sobre Bac Melo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


Get Widget